22 agosto 2016

RESENHA: O Lago Negro


Título: O Lago Negro
Autora: Juliana Daglio
Páginas: 368
Editora: Arwen
Nota: 5/5
Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos. Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

Depois de ler tantas resenhas positivas a respeito desse livro, resolvi me arriscar e dar uma chance a essa história. Já adianto que minhas expectativas estavam altas e felizmente todas elas foram atendidas. Acontece que Juliana Daglio tem uma forma de escrever que encanta e conquista, deixando nossos pobres corações emocionados e querendo mais. 

O Lago Negro conta a história de Verônica Cattani, uma jovem conturbada pela morte do pai, que consegue seguir com os seus dias, graças á alguns remédios e ao seu namorado - e também melhor amigo - Enzo. Os dois passaram no vestibular na cidade de Lagoana e resolvem morar juntos no campus da universidade, com as perspectivas de viverem uma vida melhor. 

Ao chegar na cidade, Verônica logo percebe que tem algo de errado com o lugar. Além de ser coberta por uma estranha névoa e um clima frio, os moradores não muito receptivos e o lugar abriga um estranho lago, que já apareceu nos sonhos da Verônica antes, aliás, é um dos temas do livro que ela vem tentando escrever. 



Com o início das aulas, Verônica tenta focar nos estudos e aproveitar a experiência universitária. Como ela é uma jovem mais fechada, se surpreende muito quando de cara faz algumas amizades e começa a se interagir melhor com as pessoas. Não sendo por acaso, que a jovem escolheu a instituição em Lagoana, ela tem tentado criar coragem para conversar com um professor que foi muito amigo do seu pai. 


"Era sempre difícil desligar de qualquer coisa que ganhava importância. Minha mente confusa sempre foi incontrolável".


Começando a escrever o seu livro, Verônica vê a história ganhando forma e começa buscar lugares mais sossegados para escrever. Um dia ela acaba se arriscando e indo a cidade, consequentemente ela não é muito bem recebida pelos nativos, mas também faz algumas descobertas interessantes. Ao ir embora para casa, ela acaba avistando um casarão no topo de um morro, movida pela curiosidade ela vai até o local e eis que se depara com o lago o negro.

Ao sondar a propriedade, Verônica se depara com Vicente Carprini que diz ser proprietário do local. Um pouco temerosa em conhecer um estranho, ela logo tenta fugir, mas acaba sendo convidada para entrar e conhece também a esposa dele, a Katarina. Ambos acabam pedindo a Verônica para ser babá da filha deles, uma criança que possui a peculiaridade de não chorar. 



Relutante em aceitar, Verônica acaba resolvendo se arriscar afim de conseguir um bom dinheiro extra. Mas ao passar um certo tempo na mansão, ela acaba descobrindo alguns segredos, além disso, o assassinato de uma amiga próxima a deixa com os sentidos aguçados para descobrir quem poderia ser o assassino. No meio disso, histórias antigas se unem ao acontecimentos atuais e mal sabe a Verônica que todo o mistério que ronda a sua vida, esta prestes a ser esclarecido.

"Por muitas vezes eu sentia o mundo ao meu redor como se fosse apenas uma alucinação prolongada. Era como se eu estivesse constantemente sonhando. Durante esses períodos, coisas terríveis me vinham em mente."

Em meio a esse cenário estranho, ela ainda conhece Liam, um jovem bad boy que diz ser jornalista e mistura o português com o inglês. Verônica logo sente uma certa antipatia pelo jovem que parecem estar em todos os lugares que ela vai. Mas com o tempo ela percebe que Liam pode ser um aliado poderoso e que também tem o seu próprio mistério para desvendar.

Com suspense do início ao fim, O Lago Negro foi uma obra que me deixou completamente vidrada nas páginas. Fiquei totalmente imersa na vida da Verônica, nos acontecimentos que a cercavam e claro levantei várias suposições sobre o enredo. O desfecho foi espetacular e te instiga a querer saber mais. Foi impossível não sonhar com essa história, ao terminar a leitura pela madrugada.



Os personagens são muito cativantes, Verônica é uma jovem confusa e mais forte do que imagina, ela também é demasiadamente pessimista, mas tem motivos para isso, além de ser incrivelmente talentosa. Enzo é um personagem que não me cativou em momento algum, não senti um desenvolvimento bom dele, mas acredito que ele talvez ganhe uma participação mais significativa no próximo volume. Já Liam me trouxe sentimentos diversos, se no início achei ele um pouco antipático, posteriormente fiquei ansiando para saber mais sobre esse personagem enigmático. 


"Os Humanos nunca fora fáceis de abater. A esperança os mantinha unidos;a fé os mantinha fortes. Tais sentimentos foram os pilares onde a sobrevivência se sustentou por séculos e mais séculos".

Recebi o livro através de uma parceria celebrada com a autora, e só posso dizer que fiquei imensamente feliz por ler essa obra e fiquei me perguntando porque não havia feito isso antes. A história é um excelente trabalho da Editora Arwen, que caprichou muito nessa capa e na diagramação, ambos estão impecáveis.  O livro é o primeiro volume de uma trilogia. Mas a notícia boa é que o segundo volume já está em pré-venda e eu vou deixar o link aqui, para os interessados. 

Por fim, recomendo esse livro para todos sem distinção. Juliana Daglio misturou elementos maravilhosos nesse enredo, que vai agradar a gregos e troianos, é impossível não achar estar perdendo a sanidade junto com a Verônica. Além de querer mergulhar nas águas desse lago. 


Acompanhe essa resenha também no Podcast

37 comentários:

  1. Olá!
    Eu já vi muito divulgação da Editora Arwen sobre esse livro, mas nunca li nenhuma resenha. Adorei tudo oq ue vi por aqui, esse clima de mistério do livro, o fato que a protagonista está escrevendo uma história também, essa cidade que me lembrou muito Silent Hill hahahha Fiquei muito curiosa com a história e vou atrás para poder comprar, porque amo livros assim.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Confesso que lembrei um pouco de Silent Hill também haha. O livro é maravilhoso, não deixe de adquirir o seu.

      Abraços

      Excluir
  2. Nossa, tenho lido muitas resenhas positivas de.livros lançados pela Editora Arwen e essa foi mais uma. Adorei essa capa, parece combinar muito com o livro pelo o que sua resenha descreve. Nada como um livro com suspense e romance adoro. Espero que não tenha triângulo, mas pela resenha estou torcendo pelo bad boy rs Mais um para a lista. Sabe se a autora vai estar na Bienal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helyssa,

      Não houve triângulo não (felizmente haha) e eu também estou torcendo pelo Liam. A autora vai estar na Bienal sim, no dia 03/09 as 15 horas.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá
    Eu sou apaixonada por essa capa e confesso que ainda não li nada a respeito da obra, por isso foi ótimo poder conferir sua resenha. A premissa chamou muito a minha atenção. Fiquei bem intrigada diante da ambientação, que parece ter um toque forte de mistérios, entre outros elementos. Com certeza, espero ler também!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      A obra tem um excelente mistério e sim outros elementos fantásticos presentes no enredo. Fico feliz que tenha se interessado.

      Abraços

      Excluir
  4. Waaaa, que delícia de resenha! Adoro ler opiniões positivas sobre livros que também me encantaram! Estou muito ansiosa para ler a continuação e saber o que a autora está guardando aos fãs de O Lago Negro em Submersão! Eu concordo com você que o ritmo da história é ótimo e não conseguimos desgrudar os olhos das páginas. <333

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha.
    Fiquei extremamente encantada, e já quero ele. Não imaginava que tinha essa premissa.
    E com tantos comentários positivos, é impossível não ficar curiosa rsrs
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido nada sobre o livro e a história até parece ser interessante, mas não faz muito meu estilo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amo as capas da Arwen e esse livro aqui é um exemplo desse amor. A capa tá linda. Curti essa coisa de cidade fictícia no nosso país. Fiquei muito curiosa com o enredo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,

      Eu também adoro as capas da Arwen! Nossa a cidade de Lagoana é um dos pontos altos do livro mesmo, haha.

      Abraços

      Excluir
  8. Ola amore...
    Estou LOUCAAAA pra ler esse livro da JU... que capa é essa né menina...
    Parabéns por suas fotos, lindíssimas...
    E com sua resenha fiquei ainda mais curiosa pra ler, afinal, é tão bom quando um livro supre nossas expectativas não é¿!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Viviane,
    Sempre vi a capa do livro, mas nunca li nada sobre ele. Estou embasbacada com a ideia dele, sério! A leitura parece ser muito frenética e, como assim, a criança não chora? plmdds, alguém me dá esse livro!
    Fiquei muito interessada em relação a alguns acontecimentos e minhas expectativas subiram demais. Espero ler essa obra muito em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Pois é, a leitura tem um excelente ritmo não conseguimos desgrudar da história. O livro tem tantos elementos bem construídos que você fica pasmo. Quando ler me conta o que achou.

      Abraços

      Excluir
  10. Hey!
    Estou surpresa que ainda não conhecia esse livro, e olha que ultimamente tenho lido tantas resenhas e lançamentos novos que a minha lista de compras está enorme. Gostei da capa e do título, já mostra o suspense de cara. Além disso, enredo parece ser super interessante e até me identifiquei com o fato da protagonista ser meio confusa. Fiquei bem curiosa e ansiosa pra lê-lo, obrigada pela ótima dica.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    O que é essa capa maravilhosa? Eu compraria um livro desse só pela capa, certeza! Gostei da sua resenha, e achei interessante o enredo do livro. Saber que todas as suas expectativas foram alcançadas me deixa animada para ler, pois canso de me decepcionar após ler sobre algum livro. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro e gostei bastante da premissa! Achei bem original e adorei saber que os personagens são cativantes e que a obra possui suspense do início ao fim.
    Fiquei bem curiosa sobre esse desfecho espetacular.
    Ótima resenha, pretendo ler a obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei a capa desse livro já namoro ele a muito tempo ainda não o comprei mais pretendo muito em breve.
    Assim como você eu tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro
    Adorei sua resenha livros que tem como base o mistério sempre despertam minha curiosidade.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  14. Que lindaaaaaaaaa!! Sabe aquela pessoa que alegra seu dia depois de um dia de trabalho, então, é a senhora! Resenha linda, tudo lindo, e meu coração está radiante.
    Muito bom saber que a Verônica conquistou seu coração e que o livro foi um 5/5! <3

    Muito obrigada, sua linda!
    E VEM SUBMERSÃO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa Ju, foram 5/5 mais do que merecidos. Vem Submersão! <3

      Excluir
  15. Oie
    nunca tive muita curiosidade nesse livro pois não é bem um gênero que gosto então vou deixar passar a dica, boa resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Viviane,
    GOstei muito da Resenha.
    Já tinha ouvido falar de O Lago Negro, mas nunca me interessei realmente por ele. Me parece que é um livro muito bom, cheio de suspense, do jeito que eu gosto! Só que achei que este livro tem mistérios de mais, com muitas histórias paralelas e entrelaçadas. Vou anotar a dica.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    A sinopse é muito marcante e fiquei encantada com a resenha.
    Quero muito entender as amarras da trama e como Liam pode estar ligado aos mistérios do passado de Verônica. A capa é muito bonita e estou curiosa para me aventurar na obra.
    Parece ser uma trama bem envolvente, cheia de mistérios e surpresas no decorrer da história.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele,

      O Liam tem um papel bem significativo, você vai gostar do que encontrar. Os mistérios são muito bons, mantém aquele ritmo alucinante de leitura. Fico feliz que tenha se interessado.

      Abraços

      Excluir
  18. Conhecia esse livro pela capa que já tinha chamado minha atenção, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Gostei muito de saber que a leitura possui um ritmo bom, adoro livro que se tornam dificeis de desgrudar e fazem até a gente sonhar com ele. Acho que vou dar uma procurada no exemplar, porque realmente quero saber que tanto mistério ronda a personagem.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. A premissa não me agradou muito por não gostar tanto do gênero, mas gostei de conhecer a história. Que ótimo saber que os personagens são cativantes e talvez Enzo melhore no próximo livro. Eu amei essa capa e a editora Arwen está sempre arrasando!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isadora,

      Uma pena não ter despertado o seu interesse, ainda assim como você espero que o Enzo seja melhorzinho haha. A capa é linda mesmo e a editora Arwen capricha.

      Abraços

      Excluir
  20. Olá
    Na época de seu lançamento eu estava todo contente e super animado para ler a obra, acabei até solicitando com a editora, mas o livro núnica chegou e acabei deixando de lado. Agora falando o sobre a autora, eu só vejo o elogios sobre suas obras e sobre ela mesma também rsrs. Acho essa capa linda! Quem sabe eu de novamente uma chance a série! O segundo já está em pré venda não é? É muito bom quando nossas expectativas são alcançadas não é? Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oiii Vivianne, como vai?
    Menina eu to louca para ler esse livro com toda certeza, além do mais acho essa autora uma fofura que só e a edição está maravilhosa, fiquei imensamente feliz em ver a avaliação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? A Juliana Daglio virou uma das minhas escritoras preferidas não é a toa!! Eu adorei a forma como ela desenvolveu o lago negro e o clima de mistério que permanece por todo o livro. Não vejo a hora de conseguir ler submersão que é a continuação. Ansiosa demais.
    Bj

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? A Juliana Daglio virou uma das minhas escritoras preferidas não é a toa!! Eu adorei a forma como ela desenvolveu o lago negro e o clima de mistério que permanece por todo o livro. Não vejo a hora de conseguir ler submersão que é a continuação. Ansiosa demais.
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu esse livro faz algum tempo e adorei ele, a trama com o suspense prende o leitor e deixa o enredo fluido *-* Espero em breve ler a continuação *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Confesso que não gosto de suspense, mas esse livro me deixou muito Curiosa em saber sobre os misterios que rondam a vida de Veronica.A capa está divina e a premissa perfeita .

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, mas já vi bons comentários sobre essa obra, só que confesso que não é o tipo de história que costumo ler, logo não me animo muito, sabe? Mas pela sua resenha vale a pena, pois tem bons personagens e muitos mistérios.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Que bom que suas altas expectativas foram atingidas! Um livro recheado de suspense desde o início e de deixar um leitor como eu com água na boca!!!! A capa está muito bonita, formando um ótimo conjunto que me conquistou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. E tem coisa mais linda do que se apaixonar por uma capa e ver que a editora também caprichou na diagramação e cuidou dos erros?
    Tem... As expectativas estarem altas e elas serem atendidas.
    Acho incrível quando um livro consegue ser envolvente, prender do início ao fim e mesmo esperando muito ele consegue surpreender e encantar. Pelo que tenho visto, a autora sabe fazer isso muito bem.
    Depois da sua resenha, fico me perguntando qual o motivo de eu não ter lido esse livro ainda????
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  29. OIe...
    Assim como você, já li muitas resenhas positivas em relação á essa obra, porém, nunca tive aquela vontade de ler... Acho que a premissa não me conseguiu me cativar :(
    Passo a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir